A Produtora Antenados teve sua origem no Projeto Jovens Comunicadores Antenados, criado em 2007 pela Ramacrisna, com o patrocínio da Petrobras, o objetivo é oferecer aos jovens a possibilidade de se tornarem potenciais produtores de conteúdo e agentes transformadores da sociedade em que vivem.

produtora-antenados-reportagem-audiovisualOs Antenados participaram de cursos e seminários, programas televisivos, eventos como Favela É Isso Aí, Encontro Marcado Com Fernando Sabino, FID- Fórum Internacional de Dança e do Programa Ação com Serginho Groisman. Realizaram oficinas de audiovisual para mais de 2.800 pessoas, entre alunos de escola pública e privada, professores e educadores. Receberam prêmios como o Professor Aluísio Pimenta e Menção Honrosa Cidadãos do Mundo do Jornal Hoje em Dia.

Os Antenados foram responsáveis pelo CRIARTE, único Ponto de Cultura da cidade de Betim, em parceria com o Governo de Minas, e produziram 15 shows em todo o município entre os anos de 2011 e 2013. O projeto Antenados contou nesses 7 anos com os seguintes parceiros: Petrobras, Teksid, Oi Futuro, Jornal Hoje em Dia, Centro Mineiro de Referência em Resíduos, Servas, Fundação Estadual do Meio Ambiente, Sebrae, Cemig, Rotary Clube Betim, Rotary Clube Belo Horizonte Liberdade, Fundamig, Prefeitura de Betim – Secretaria Municipal de Educação, Cemais, Melt Comunicação, Pessoa Comunicação e Relecionamento, Porto Seguro, Parque Ecológico Vale Verde, Circo de Todo Mundo, AIC Jovem, entre outros.

antenados-produtora-entrevista-ramacrisnaEm março de 2012, o projeto comemorou cinco anos com a exposição aberta ao público, Projeto Antenados – 5 Anos Transformando Vidas, no Museu Paulo Moreira Araújo Gontijo, em Betim, que durante 14 dias foi visitada por mais de 1.500 pessoas. Em novembro de 2014, inaugurou seu novo espaço que leva o nome do Cineasta Guilherme Fiuza. O novo local conta com ilha de edição, redação e como novidade possui sala de aula e cinemateca aberta ao público externo. A inauguração marca também um novo momento dos Antenados que agora passa a ser também produtora de vídeo, com diferencial de ser especializada em Terceiro Setor, já que teve sua origem nesse segmento e, portanto, conta com experiência na área.

Saiba mais sobre o projeto, acesse: www.youtube.com/user/projetoAntenados 

Cinemateca Antenados

cinemateca-antenados-ramacrisna

Com o intuito de oferecer lazer e conhecimento a comunidade no entorno da Ramacrisna, que na maioria das vezes não tem acesso a salas de cinema da cidade, a Cinemateca Antenados disponibiliza, gratuitamente, 6 computadores para uso individual e esporadicamente oferece sessões coletivas comentadas, onde após a sessão os expectadores poderão participar de um debate sobre o longa assistido. São mais de sessenta filmes em seu acervo, de gêneros variados como: clássicos, comédia, ação, drama, suspense, animação e muito mais. A Cinemateca é aberta ao público no horário de 12h às 16h.

Escola Multimídia Antenados

A Escola Multimídia Antenados tem o objetivo de promover aprendizagem para jovens de 15 a 22 anos, estudantes do ensino médio, nas áreas de comunicação e audiovisual. Os alunos recebem aulas teóricas e práticas de jornalismo, fotografia, cinegrafia e edição de imagens, além de terem que desenvolver um trabalho prático para conclusão do curso. Ao final do curso, existe a possibilidade de contratação para trabalho em meio período, para aqueles alunos que se destacaram.