A Ramacrisna oferece educação profissionalizante para jovens e adultos em situação de risco pessoal e social de todos os bairros de Betim e cidades vizinhas. O objetivo é qualificá-los para inserção no mercado de trabalho através de parcerias com empresas. A formação humana e cidadã complementa o aprendizado técnico, promovendo o desenvolvimento de valores éticos e profissionais.

A infraestrutura dos espaços de qualificação é planejada para cada curso, sendo dotados de modernos equipamentos, máquinas e ferramental.

Outros cursos em diversas áreas também são oferecidos como Bartender e Organização de Eventos, em parceria com a Diageo por meio do Programa LEARNING FOR LIFE, além de Auxiliar administrativo, Assistente de audiovisual, entre outros, de forma a permitir que os jovens se qualifiquem segundo sua vocação e a demanda do mercado de trabalho.

Para conferir quais cursos estão com inscrições abertas, clique aqui.

Cidade da Solda

curso-gratuito-soldagem-ramacrisnaA Ramacrisna, desde 2006, recebe a Cidade da Solda, em Betim. O curso de Soldagem é destinado a jovens e adultos entre 18 e 30 anos em situação de vulnerabilidade social, moradores de todos os bairros da cidade de Betim e cidades vizinhas. Após a qualificação dos formandos, as empresas parceiras são suas principais empregadoras, devido à grande demanda desse tipo de profissional no mercado.
Parceiros: Esab, White Martins, Belgo Bekaert.

Mecânica de Automóveis

O curso acontece num prédio especialmente projetado para a escola e conta com modernos equipamentos como injeção eletrônica e balanceamento computadorizado, viabilizados pelo Programa de Assistência a Projetos Comunitários e de Segurança Humana (APC) do Governo do Japão, através do Consulado Geral do Japão no Rio de Janeiro, dentro das comemorações do centenário da imigração japonesa em Minas Gerais e Ano de Intercâmbio Brasil-Japão.
Parceiros: Esab, Localiza Fleet, Governo do Japão, Prefeitura de Betim.

Energia Social

curso-gratuito-eletricista-ramacrisnaO curso de Eletricista de Instalações, idealizado pela Companhia Energética de Minas Gerais – Cemig, se destina a pessoas entre 18 e 40 anos, que recebem qualificação profissional como Eletricista de Instalações e formação em NR10. Palestrantes voluntários do Rotary e da Cemig ampliam os conhecimentos dos jovens com temas relevantes, visando sua formação humana.
Parceiros:  Cemig, Rotary International, Rotary Clube BH Liberdade.

Operador de Computador e Redes Locais

O espaço com 280 m² possui salas para aulas teóricas e práticas e miniauditório para 50 pessoas e equipado com lousa digital. Contempla um público que geralmente não teria a oportunidade de se qualificar profissionalmente em várias modalidades da informática, como o Pacote Office e cursos de Montagem de Micro, Manutenção Básica e Instalação de Redes.
Parceiro: Unimed

Inclusão Digital

Computadores doados por empresas são utilizados no curso para aprendizado dos alunos e depois de preparados são entregues aos alunos do Centro de Apoio Educacional Ramacrisna para serem levados para suas casas, uma forma de inserção digital desse público sem condições de adquirir um equipamento.