A Cooperativa de Artesanato Futurarte foi criada pela Instituição Social Ramacrisna com o patrocínio da Petrobras para promover o desenvolvimento sustentável das comunidades de área rural da cidade de Betim e paralelamente zelar pela preservação das técnicas artesanais da cidade, do estado e da valorização da cultura local. O objetivo é gerar trabalho e renda para mulheres em situação de vulnerabilidade social a partir da produção e comercialização de produtos artesanais sustentáveis, promovendo uma atividade ambientalmente correta. A produção prioriza o reaproveitamento de materiais como: jornais, sacos de cimento, banners, retalhos de tecidos e surpreende pela qualidade e design das peças.

bolsa-carteira-premiada-futurarteEm junho de 2007 uma bolsa criada por artesãos da Futurarte foi premiada no concurso de design FORM 2007 da Feira Tendence Lifestyle 2007 realizada em Frankfurt, na Alemanha. A bolsa vencedora – feita em formato de carteira, com matéria prima de jornal e tecido de chita – foi escolhida pelo júri por atender a requisitos como solução inovadora de criação, tratamento adequado dos produtos, funcionalidade e concepção convincente. A peça foi escolhida entre 117 concorrentes de 16 países.

sede-futurarte-inauguração-elke-maravilhaEm 2014, a Futurarte deu um grande passo rumo ao crescimento e sustentabilidade econômica. Através do investimento do Banco do Brasil e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), foi possível a construção do novo espaço com 480 m² e capacidade para atender até 40 mulheres, a aquisição de mobiliário e equipamentos, treinamento e capacitação das cooperadas, além do desenvolvimento de um plano de negócios e de marketing. A inauguração aconteceu em abril de 2014, quando a Cooperativa completava 10 anos de fundação e teve Elke Maravilha como madrinha do espaço.