Uma galera do bem acredita que pode mudar o mundo e tanto acredita que está convidando você a participar.

O Projeto Própolis – Polímeros para inclusão social é uma ação interdisciplinar, visando à busca de inovações e desafios tecnológicos e sociais. O projeto trata do problema da destinação do material plástico de resíduos eletroeletrônicos que serão utilizados no processo produtivo de aquecedores solares em Empreendimentos Sociais.

No caso dos aquecedores solares ocorre uma importante inversão na cadeia da reciclagem, pois o novo produto agrega valor adicional ao processo, produzindo energia térmica. Nas residências, por exemplo, possibilitará a substituição de chuveiros elétricos, intensivamente utilizados no país e com participação significativa na geração do pico de demanda de energia elétrica que obriga investimentos continuados na geração, transmissão e distribuição de energia. Os aquecedores solares, desenvolvidos no âmbito desse projeto, visam reduzir o custo da energia gerada, mas garantidas sua qualidade e a durabilidade.

Todas as instituições trabalham efetivamente desde a concepção do projeto até a entrega final dos produtos, com o envolvimento de professores, pesquisadores, estudantes e profissionais com experiência nas diferentes expertises exigidas em um projeto multidisciplinar.

02

Algumas etapas já foram executadas, outras estão em andamento e para concretizar a efetivação do Projeto Própolis, é necessária a construção do galpão onde irá funcionar a indústria. O terreno, cinco lotes com total de 1.800 metros², inteiramente legalizados, situados no Bairro Santo Afonso na cidade de Betim foi cedido pela Instituição Social Ramacrisna, que se responsabilizará pelo acompanhamento e administração da construção do galpão.

terreno

quero_2

IMPACTOS

Sociais

– O impacto gerado pelo projeto nas comunidades beneficiadas com qualificação profissional de jovens, geração de emprego e renda e desenvolvimento sustentável (econômico) das famílias.
– Os produtos terão uma significativa redução de custos para o usuário final, decorrente da participação de matéria prima reciclada.

04

Ambientais

– Ocorrerá uma ação inovadora, pois haverá a inversão na cadeia da reciclagem, porque o novo produto (aquecedor solar) agrega valor adicional ao processo, produzindo energia térmica.
– Benefícios sociais e ambientais inerentes à gestão e a aproveitamento de resíduos.
– Conscientização ambiental do público alvo direto e indireto do projeto.
– Economia de energia elétrica através do uso do coletor solar.
– Reutilização de material de difícil descarte como polímeros.

06

quero_2

O QUE JÁ TEMOS:

– Terreno  com 1.800m²
– Cercamento
– Terraplanagem
– Projeto Arquitetônico
– Maquinário

img_1329

PRECISAMOS URGENTE

– Construção do galpão 360m² – 12x30m
– Pé direito 8 metros
– Valor R$ 220.000,00

quero_2

Tecnologia Social

Em parceria com o Rotary Clube Belo Horizonte Liberdade a Tecnologia Social resultante do Projeto Própolis será replicada em países em desenvolvimento na África e na Ásia.

05

Interessados em contribuir com o Projeto Própolis, podem fazer doação clicando aqui.

Matéria exibida no Jornal Minas TV dia 14/10/16

propolis-parceiros-rgb