Notícias

1 de fevereiro de 2016

Apoio pedagógico|Doações|Notícias

450 crianças do Centro de Apoio Educacional Ramacrisna vão receber kits de material escolar

A entrega, no dia 20 de fevereiro, às 9h, será feita pelo Rotary Club BH Liberdade

Um dia diferente, alegre e educativo. Assim será o sábado de centenas de crianças alunas de escolas municipal e estadual participantes do Centro de Apoio Educacional Ramacrisna (CAER). No dia 20 de fevereiro, às 9h, no Centro Cultural, rua Mestre Ramacrisna, 379, Santo Afonso, em Betim, o Rotary Club BH Liberdade fará a entrega de 450 Kits de materiais escolares. Cada estudante irá ganhar um Kit contendo mochila, sete cadernos, lápis preto, borracha, régua, tesoura, lápis de cor, apontador, cola branca e 250 folhas de papel A4, para iniciar as aulas. Até o momento, 1340 crianças já foram beneficiadas.

Desde 2011, o Rotary Club BH Liberdade realiza o projeto Futuro Promissor, que arrecada fundos para a compra de kits de materiais escolares para os alunos do CAER –alunos de escolas públicas da área rural da cidade de Betim, pertencentes a famílias em situação de vulnerabilidade social e pessoal. O objetivo é possibilitar a essas crianças o acesso à escola, afastando-as das drogas, marginalidade e gravidez precoce, construindo assim um Futuro Promissor.

ENTREGA MATERIAIS ROTARY (Filipe Abras Foto) (1)

Serviço:
Data: 20 de fevereiro de 2016
Horário: 9h
Local: Centro Cultural Ramacrisna – Rua Mestre Ramacrisna, 379, Santo Afonso – Betim
Informações: (31) 3438- 5500

Sobre o CAER

Um dos valores máximos que levaram o fundador da Ramacrisna a iniciar sua obra meritória foi acreditar que somente através da educação é possível mudar um país. Por meio do CAER – Centro de Apoio Educacional Ramacrisna, ofertamos às crianças uma educação de qualidade, ampliando seus horizontes, abrindo-lhes as portas de um mundo mais igualitário e justo, através da participação em diversas oficinas. Desenvolvida por uma equipe multidisciplinar de professores habilitados, cedidos pela Secretaria de Educação de Betim e instrutores da Ramacrisna, as oficinas são realizadas em período complementar às aulas ministradas na escola pública. As crianças recebem almoço e lanche diariamente, inclusive nas férias, além de material escolar e vestuário, como incentivo à família para mantê-las frequentes na escola. Com isso, reduziram-se significativamente a evasão escolar e o trabalho infantil, práticas comuns na região e houve aumento do nível de escolaridade das crianças e dos adolescentes. Para reforçar esse preceito, as crianças só podem participar das atividades na Ramacrisna se estiverem matriculadas e frequentes em escola pública.

Sobre o Rotary Club BH Liberdade

Foi fundado em 2010 tendo como padrinho o Rotary Club de Belo Horizonte Pampulha. Apesar de um clube jovem, seus membros são muito atuantes e comprometidos, já tendo obtido resultados sociais impactantes através das atividades desenvolvidas. Atualmente conta com 26 membros, muitos especialistas oriundos do setor elétrico, que têm todas as condições técnicas para orientar, desenvolver e fiscalizar o projeto ora proposto, contribuindo para o seu êxito, e profissionais de administração para gestão eficiente no uso dos recursos e prestação de contas aos parceiros.

Dentre outros, desenvolve os seguintes projetos:

  • Futuro Promissor: através de uma intensa mobilização realizada pelos companheiros do RCBH Liberdade com diversos segmentos da sociedade, arrecada recursos e faz a doação de kits completos de material escolar para alunos de 5 escolas publicas. Nos 4 anos de atuação entregou 1.340 kits para crianças em situação de vulnerabilidade social e pessoal, moradoras em área rural.
  • Energia Social: formação de jovens no curso de Eletricista, realizado pela Ramacrisna, com patrocínio do RCBH Pampulha, RC Betim, Rotary Club Calgary West do Canada e Fundação Rotária, iniciado em 2007 para formar 4 turmas, passou a ter apoio do RCBH Liberdade em 2010 e completou em 2015 18 turmas com 351 profissionais qualificados.
  • Doando Afeto: apoio a instituições que fazem trabalho social, tendo sido beneficiadas 5 instituições.
  • Natal Solidário: alunos do Colégio Estadual Central promovem festa de Natal para crianças pobres, distribuindo presentes e promovendo atividades lúdicas. Já foram realizados 4 encontros festivos, beneficiando cerca de 200 crianças.
  • Construindo o Futuro: atividades de Robótica visando à iniciação de crianças e qualificação profissional de jovens em parceria com o RC Calgary West, com inicio previsto para fevereiro de 2016.

compartilhar:

Receba nossas notícias