Notícias

29 de julho de 2015

Arte e Cultura|Eventos|Notícias

Orquestra Jovem Ramacrisna completa 10 anos

No dia 07 de agosto, sexta-feira, a Orquestra Jovem Ramacrisna, sob a regência do Maestro Eliseu Barros, apresenta um belíssimo musical em comemoração aos seus 10 anos de existência. O evento acontece às 19h30, no Centro Cultural Ramacrisna, em Betim, e conta com a presença do professor Dr. Kristofor Darby e os alunos Christy Flynn e Lisa Bassett, da Liverpool Hope University, que estarão em visita durante o período. O objetivo do evento é reunir parceiros, amigos e familiares dos jovens músicos para celebrar este momento tão importante e homenagear algumas pessoas que fizeram parte desta história.

CONVITE - 10 anos da orquestra

Orquestra Jovem Ramacrisna

Criada em junho de 2005, a Orquestra Jovem Ramacrisna traz para a realidade dos alunos a beleza do universo da música clássica. Com o projeto, crianças e adolescentes em situação de risco pessoal e social de comunidades da área rural de Betim frequentam aulas de teoria musical e instrumentos de cordas e sopro.

Com apoio de parceiros, a Instituição Social Ramacrisna adquiriu violinos, violas, baixos, violoncelos, flauta transversa, oboé, entre outros instrumentos que deram vida à Orquestra Jovem Ramacrisna. Composta por 73 integrantes, sendo 30 do gênero masculino e 43 do gênero feminino, a orquestra possui alunos do ensino fundamental, médio e graduação, com idades predominantes entre 09 e 25 anos.

Sobre a Ramacrisna

Criada pelo jornalista paraibano Arlindo Corrêa da Silva, a Ramacrisna desenvolve, há 56 anos, projetos culturais, educacionais, profissionalizantes, de lazer, entre outros, voltados para comunidade em situação de vulnerabilidade social de Betim e 8 cidades do entorno. O nome da instituição veio do filósofo indiano Sri Ramakrishna, ecumenista que viveu no século 19 e pregava o trabalho social como forma de transformação do ser humano. Ela se tornou conhecida em todo o Brasil como instituição do Terceiro Setor referência em projetos de autossustentabilidade por possuir uma Fábrica de Telas de Arame e uma unidade para comercialização em Belo Horizonte. O lucro obtido com as vendas é destinado ao setor social da Ramacrisna, garantindo mais autonomia e uniformidade no atendimento às pessoas amparadas pelos projetos. Visando potencializar as estratégias de gestão da instituição, em 2008, uniu-se a FDC – Fundação Dom Cabral, que está entre as melhores escolas de negócios do mundo pelo ranking da Financial Times. A Ramacrisna ainda coleciona, desde sua fundação, diversas renomadas premiações, como o Prêmio Mineiro de Excelência da Gestão das Entidades do Terceiro Setor, promovido pela SEPLAG – Secretaria de Planejamento e Gestão de MG e o 1º lugar do Prêmio Objetivos de Desenvolvimento do Milênio – Educação de Qualidade para todos do Governo de Minas. Somente em 2014, a instituição atendeu 132.015 pessoas em sua sede e em parceria com o Poder Público.

compartilhar:

Receba nossas notícias