Notícias

22 de agosto de 2017

Arte e Cultura|Doações|Educação / Profissionalização|Notícias

Intercâmbio Solidário: Ramacrisna recebe ingleses para a realização do Projeto Solidariedade Globalizada

Única Instituição Social do Brasil, que há 13 anos é parceira da Universidade de Liverpool, propõe um intercâmbio cultural entre os dois países.

A Ramacrisna, conhecida por seus projetos e trabalhos com a expertise de uma instituição social responsável e referência no Terceiro Setor, recebe até o dia 27 de agosto, uma equipe formada por 5 pessoas – 2 professores e 3 alunos – da Escola de Artes e Design da universidade inglesa Liverpool Hope University. Eles se hospedam na sede da Instituição – Rua Mestre Ramacrisna, 379 – Santo Afonso – Betim – para desenvolver atividades de artes e culturas com os alunos e cooperadas da Cooperativa de Artesanato Futurarte.

Segundo a vice-presidente da Ramacrisna, Solange Bottaro, tanto os visitantes como a instituição, ganham conhecimentos e trocam experiências neste período. “A troca cultural acontece entre a comunidade da região rural de Betim e os visitantes. Com estes encontros, especialmente, as crianças ficam encantadas em descobrir novos mundos, culturas e pessoas diferentes com as que vivem. Além disso, as artesãs da Futurarte têm aulas e oficinas com os professores e alunos de design”.

A equipe deste ano é composta pelos professores Alan Whittaker e Veronica Skrimsjo e as alunas Emily Budd, Ellyse Garwood e Natalia Szulc, da Escola de Artes e Design da universidade inglesa Liverpool Hope University.

“É definitivamente melhor do que eu imaginei, é tão compensador quando as crianças sorriem quando estamos fazendo as atividades com elas, eu realmente vou sentir falta disso quando voltar para casa.”, conta a aluna Ellyse Garwood. Já Emily Budd revela que está gostando muito das trocas e recepção.  “Eu estava muito nervosa no começo, mas depois está sendo muito divertido. Estou ampliando minhas  habilidades com artesanato. É muito agradável.”

Para o professor Alan Whittaker houve grande evolução da primeira vez que veio a Ramacrisna para os dias de hoje. “Eu vim ao Brasil pela primeira vez 14 anos atrás para firmar parceria com a Ramacrisna. O projeto foi desenvolvido incrivelmente pelos últimos 13 anos com muitos funcionários e alunos da Liverpool Hope University que vieram para trabalhar com as crianças e as mulheres da Futurarte. O desenvolvimento foi exponencial, eles cresceram incrivelmente. Agora o espaço da Futurarte é muito maior, além de ser mais dinâmico, há muitas cerâmicas, texturas e produtos de papel. Percebo claramente esta evolução nestes 13 anos, a Ramacrisna agora tem produção em foto e vídeo, tem também música e essas ligações são incrivelmente importantes, por isso não é só um projeto de design, mas se torna mais amplo e abrangente e atrai professores da Liverpool Hope nas áreas de música e outros para desenvolver seus projetos aqui”.

A parceria começou em 2004, desde então, os ingleses vêm todos os anos até a Ramacrisna para um período de intercâmbio. O Brasil, por meio da Ramacrisna, é o único país de língua não inglesa, incluído no programa.

Solidariedade Globalizada e Liverpool Hope University _________________________________

A Liverpool Hope University atua há mais de 165 anos no Reino Unido. A instituição se preocupa em oferecer uma educação de alto padrão, indo além do âmbito acadêmico com o intuito de formar cidadãos responsáveis, que atuam como membros ativos na sociedade. A universidade acredita que o mundo em que vivemos, que passa por tantas mudanças sociais, políticas e econômicas, precisa de cidadãos que possuem uma visão globalizada, capazes de implementar as mudanças que o mundo precisa. Entre os cursos de graduação oferecidos estão, além de artes e design, música e teatro.

O premiado projeto filantrópico da instituição passou a se chama Global Hope, ou Solidariedade Globalizada, em 2009. Chama atenção a vontade que estudantes e corpo docente possuem de se envolver na iniciativa. Além da Ramacrisna, o projeto possui parcerias com outras instituições, internacionalmente conhecidas pelo desenvolvimento de um trabalho social responsável e transparente.

compartilhar:

Receba nossas notícias