Notícias

31 de janeiro de 2023

Educação / Profissionalização

Adolescente aprendiz: novidades permitem que jovens ingressem no mercado de trabalho perto de casa

Muitos adolescentes sonham em poder ingressar no mercado de trabalho por meio do programa de aprendizagem. De acordo com a legislação, para ser jovem aprendiz, é necessário ter entre 14 e 23 anos e estar matriculado no ensino regular, ou seja, o adolescente deve estar cursando o ensino fundamental ou médio. 

Essa é a única forma de contratação legal de adolescentes entre 14 e 16 anos. Ou seja, abaixo dessa idade, a lei não permite o  ingresso no mercado de trabalho. Para que os jovens sejam contratados, é necessário que além da formação prática, o aprendiz esteja devidamente matriculado no curso de aprendizagem de uma instituição formadora.

Uma dessas instituições é o Ramacrisna, por meio do projeto Adolescente Aprendiz, que existe desde 2005. Ao todo, ela já atendeu 3.600 jovens desde 2005, de 11 cidades da Região Metropolitana de Belo Horizonte. O Ramacrisna recebe aprendizes para sua formação em sua sede em Betim e no Núcleo de Belo Horizonte. 

Para atender ainda melhor esses jovens, o Ramacrisna  inaugurou dois novos pólos do projeto: nas cidades de Juatuba e Igarapé em parceria com suas respectivas Prefeituras. Veja detalhes a seguir.

Adolescente Aprendiz mais perto de você

Se você tem entre 14 e 21 anos e mora em Juatuba ou região, pode se inscrever para ser um aprendiz pelo site do Ramacrisna. O novo Polo, inaugurado em outubro de 2022, é uma parceria do Instituto com a Prefeitura de Juatuba.

O local abriga as aulas teóricas dos aprendizes da região, o que torna o curso mais acessível para os alunos e para as empresas. Isso porque as companhias privilegiam os adolescentes que residem mais próximos do local de trabalho.

O sucesso foi tanto que o Ramacrisna inaugurou outro novo Polo de atividades, desta vez em Igarapé, em parceria com a prefeitura da cidade, que cedeu o espaço. O local também vai ofertar as aulas teóricas para os jovens de Igarapé e região, visando a acessibilidade para os alunos. 

Quando uma empresa se torna parceira do projeto Adolescente Aprendiz, ela pode contratar adolescentes em qualquer uma dessas áreas:

  • administrativa – o jovem auxilia nas rotinas do departamento administrativo, envolvendo o atendimento ao cliente, acompanhamento de relatórios, elaboração de planilhas e controle de arquivos;
  • comércio varejista – o adolescente atua nas rotinas do departamento comercial, envolvendo o atendimento ao cliente, acompanhamento de relatórios, elaboração de planilhas e controle de arquivos;
  • logística – o aprendiz participa das rotinas do departamento de logística, acompanha os indicadores operacionais e de transporte. Além de fazer o preenchimento de planilhas e ajudar no controle de estoque;
  • produção audiovisual – os jovens profissionais auxiliam na criação, produção e realização de produtos audiovisuais a partir dos conhecimentos adquiridos no programa de aprendizagem;
  • serviços bancários – os adolescentes atuam em agências bancárias, desenvolvendo atividades administrativas e operacionais, envolvendo o atendimento ao cliente e atividades relacionadas à informática;
  • música – os aprendizes recebem aulas teóricas e práticas dos jovens músicos que compõem a Orquestra Jovem Ramacrisna

E como ser um aprendiz?

O programa de aprendizagem do Ramacrisna começa com um curso preparatório, chamado Jovens de Futuro. Com carga horária de 80 horas, os adolescentes aprendem conceitos importantes para dar os primeiros passos no mercado de trabalho.

Durante as aulas, são ministrados conteúdos que abordam as temáticas  de como falar em público, participar de entrevistas de trabalho, lições de ética e dicas de relacionamento interpessoal, atendimento ao cliente entre outros.

De acordo com a demanda do mercado, análise de perfil e o desempenho do adolescente durante o curso, os alunos  são indicados para participar de entrevistas e concorrer às vagas de aprendizes em empresas parceiras. Ou seja, há uma indicação do adolescente de acordo com o perfil solicitado pela empresa contratante, que encaminha para o Ramacrisna, considerando aspectos como localização, idade, área de atuação , entre outros.

Se você é um adolescente em busca de uma oportunidade, faça parte do Jovens do Futuro. Mas, se for representante de alguma empresa, entre em contato conosco para fazermos uma parceria e juntos possamos  transformar vidas.

compartilhar:

Receba nossas notícias