nosso trabalho projetos

Adolescente Aprendiz


Sobre o Projeto

O Programa Jovem Aprendiz é uma iniciativa do Governo Federal que propõe medidas para incentivar a inserção de jovens, com idade entre 14 e 24 anos, no mercado de trabalho. A ação é realizada através de instituições credenciadas que capacitam estes jovens, fazem o encaminhamento para as empresas parceiras, além do acompanhamento do desenvolvimento individual de cada um.

O Instituto Ramacrisna é uma destas instituições. Para participar do projeto Adolescente Aprendiz é necessário ter entre 14 e 23 anos e estar matriculado no ensino regular, ou seja, o adolescente deve estar cursando o ensino fundamental ou médio. Vale lembrar que essa é a única forma de contratação legal de adolescentes entre 14 e 23 anos. Então, abaixo dessa idade, a lei não permite nenhuma maneira.

 

Como ingressar no programa

 

O programa de aprendizagem do Ramacrisna começa com um curso preparatório, o Jovens de Futuro. Com carga horária de 80 horas, os adolescentes aprendem conceitos importantes para dar os primeiros passos no mercado de trabalho. Durante as aulas, eles recebem lições de como falar em público, participar de entrevistas de trabalho, lições de ética e dicas de relacionamento interpessoal e de como deve ser o atendimento ao cliente.

De acordo com a demanda do mercado, análise de perfil e o desempenho do adolescente durante o curso, os alunos podem ser indicados às empresas para participarem de entrevistas e concorrerem às vagas de aprendizes. A empresa é a responsável por fazer a escolha final. Ela também define qual será o curso que o jovem irá fazer na parte teórica de acordo com o setor e as atividades que o jovem irá desempenhar.

 

Como é o trabalho do Aprendiz?

 

O jovem começa então a fazer uma carga horária inicial teórica e só depois ele inicia a prática na empresa, podendo exercer a carga horária de quatro ou seis horas por dia ou até 30 horas semanais. No programa de aprendizagem do Ramacrisna o adolescente fica 4 dias na empresa e 1 dia no Instituto, fazendo a teoria no curso que foi designado.

 

Qual a remuneração do aprendiz?

 

O aprendiz tem direito a receber o proporcional ao salário mínimo, de acordo com as horas trabalhadas. Ele também tem direito a direitos trabalhistas como folga, décimo terceiro e férias remuneradas.

 

Pólos

 

Atualmente o programa conta com polos presenciais para realização da formação teórica nas cidades de Betim, Juatuba, Igarapé e Belo Horizonte, porém atende empresas de toda região metropolitana de BH.

Programa Descubra!

Resultado de uma cooperação interinstitucional inédita, que congrega esforços de onze órgãos e instituições federais, estaduais e municipais, o Programa de Incentivo à Aprendizagem de Minas Gerais – Descubra! tem como objetivo promover o acesso de adolescentes e jovens, em condição de vulnerabilidade social, a programas de aprendizagem e a cursos de qualificação profissional. O Instituto Ramacrisna é parceiro do programa e realiza a preparação  e acompanhamento destes jovens.


Parceiros

Receba nossas notícias