Por meio do CAER – Centro de Apoio Educacional Ramacrisna, ofertamos às crianças a participação em diversas oficinas que são realizadas em período complementar às aulas ministradas na escola pública, ampliando seus horizontes, abrindo-lhes as portas de um mundo mais igualitário e justo.

As crianças recebem almoço e lanche diariamente, inclusive nas férias, além de material escolar e vestuário, como incentivo à família para mantê-las frequentes na escola. Com isso, reduziram-se significativamente a evasão escolar e o trabalho infantil, práticas comuns na região e houve aumento do nível de escolaridade das crianças e dos adolescentes. Para reforçar esse preceito, as crianças só podem participar das atividades no Ramacrisna se estiverem matriculadas e frequentes em escola pública.

Centro Esportivo e Recreativo

Possui quadra poliesportiva, campo gramado de futebol society, playground, área de lazer com quiosques, mesas e bancos que são disponibilizados à comunidade para campeonatos esportivos, festas e jogos em geral.

Atividades esportivas – Futsal, futebol Society, Peteca, Vôlei

Nossa metodologia propõe democratizar com qualidade, a atividade física e o lazer, promovendo saúde e bem-estar. O esporte é capaz de favorecer o desenvolvimento humano, demonstrando o impacto social e o poder transformador do esporte, do desenvolvimento humano, da ética e da cidadania. Práticas esportivas e pedagógicas, atividades lúdicas e culturais para a formação de valores cidadãos na quadra, na escola, na rua e na vida. Para cada encontro, criamos um ambiente participativo, capaz de dar voz aos educandos, utilizando o diálogo como mecanismo de interação e resolução das diferenças. A negociação de regras entre pares, oferece o desenvolvimento de habilidades para a vida e incorpora a dimensão de gênero. Nossa proposta é permitir, com uma prática diferenciada do esporte, pensando e atuando sobre pensando e atuando sobre as realidades sociais que nos permeiam.

Judô

É uma arte marcial praticada como esporte, que tem por objetivo desenvolver técnicas de defesa pessoal, fortalecer o corpo, o físico e a mente de forma integrada. A proposta dessa atividade é desenvolver não somente as técnicas dessa modalidade esportiva, mas contribuir para o desenvolvimento social e humano, formando faixas pretas dentro e fora do tatame.

Xadrez

O aprendizado e a prática do Xadrez representam não apenas uma opção de lazer e cultura, mas também um meio que possibilita desenvolver capacidades fundamentais no desenvolvimento das crianças e jovens. Entre elas, está o poder de concentração e raciocínio lógico, a criação de estratégias para propor soluções inovadoras, a iniciativa para a tomada de decisões e a persistência.

Oficina de Brinquedos

madeira oficina de brinquedosUm espaço agradável com mobiliário alegre, bancadas e ferramentas adequadas para construção de brinquedos que despertam nos alunos suas habilidades manuais, a criatividade e o prazer em construir algo novo mas que, ao mesmo tempo, faz parte da história de seus pais e avós. Aliada ao projeto de sustentabilidade ambiental do Ramacrisna, a Oficina de Brinquedos reaproveita as madeiras de paletes, enviadas por empresas parceiras como a Toshiba, para criar lindos brinquedos personalizados por cada criança e que quando terminados são levados para casa pelos alunos.

Através do resgate do lúdico familiar, dá-se um mergulho na cultura local, no saber e na vivência das brincadeiras dos antepassados, ao mesmo tempo desenvolvem a criatividade e o trabalho em equipe.

Atividades Culturais

Oficina de Balé

A prática do Balé é uma das artes mais antigas. A dança se adapta a qualquer corpo e como forma de expressar o movimento corporal. As crianças podem desfrutar de benefícios como: melhora da coordenação motora; o aumento da concentração e da flexibilidade; noções de espaço e de localização, expressão e memória e a correção de postura e do desenvolvimento intelectual, da autoestima com melhora do equilíbrio de reflexos

Oficina de Bateria

O objetivo é despertar o gosto musical e promover a aproximação da comunidade com as atividades desenvolvidas, de maneira coletiva, no ambiente musical, sempre levando em conta suas próprias aspirações, seja para se profissionalizar ou apenas para se aproximar da música, buscando desenvolver a concentração, a criatividade e o raciocínio lógico.

Oficina de Violão

Tem como objetivo desenvolver habilidades e estimular a dedicação e a organização de um estudo sistematizado. Os conteúdos técnico-musicais desenvolvidos são: noções básicas de teoria musical, formação de acordes, harmonia tonal, escala maior e menor natural, técnicas básicas de violão, além do desenvolvimento de repertório.