O Fundo para Infância e Adolescência (FIA) é um instrumento legal, que permite à sociedade ajudar crianças e adolescentes em situação de risco social e pessoal. Através dele, até o dia 31 de dezembro, Pessoa Jurídica pode destinar até 1% e Pessoa Física até 6% do Imposto de Renda devido ao Fundo. Em abril o percentual para Pessoa Física passa para apenas 3% do valor. Assim, você escolhe contribuir com ações e projetos que visam à promoção do bem-estar e qualidade de vida das crianças e jovens assistidos pela Ramacrisna.

Pessoa Física: esta destinação do imposto
de renda não gera custos para você!

Além disso, ela não interfere em outras deduções. A pessoa física também poderá contribuir caso tenha restituição a receber, imposto a pagar ou se o imposto pago durante o ano for o valor exato devido.

Veja como é fácil: são poucos passos!

1 – Ao acessar o programa da Receita Federal, na aba “Resumo da Declaração”, o contribuinte deve selecionar o tópico “Doações diretamente na Declaração – Estatuto da Criança e do Adolescente” e clicar em “Novo”
2 – Selecionar a opção Estado e Município;
3 – Logo após, verificar o “Valor Disponível para Destinação” e copiar o número para o campo “Valor” acima;
4 – Após clicar em “OK” é preciso selecionar a aba “Darf – Doações Diretamente na Declaração – Estatuto da Criança e do Adolescente”, imprimir o documento e realizar o pagamento até o vencimento.
5 – Por fim, enviar o comprovante de pagamento do DARF para o Conselho da Criança e Adolescente de Betim (cmdcafiabetim@gmail.com) com cópia para Ramacrisna (ramacrisna@ramacrisna.org.br) informando que a doação será destinada à Ramacrisna.
6 – Pronto! Você acabou de transformar vidas!

Pessoa Jurídica, destinar o imposto
de renda é simples e legal!

Toda empresa tributada por lucro real pode participar deste incentivo fiscal. Além disso, esta destinação não interfere em outras deduções ou gera custos, uma vez que a destinação é registrada no ativo circulante para posterior transferência à conta de provisão do IR.

O processo funciona assim:

1 – A empresa faz o depósito em dinheiro ou transferência DOC para a conta do FIA:Fundo Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente de BetimBanco do Brasil
Ag.: 750-1
Cc.: 102.185-0
CNPJ: 21101865/0001-14
2 – Em seguida, deve-se enviar uma cópia do comprovante de depósito para o Conselho da Criança e Adolescente de Betim (cmdcafiabetim@gmail.com) com cópia para Ramacrisna (ramacrisna@ramacrisna.org.br) e uma carta, informando que a doação será destinada à Ramacrisna.
3 – O Conselho da Criança e Adolescente emite um recibo que deve ser arquivado.
4 – Pronto! Você acabou de transformar vidas!

Pessoa FísicaPessoa Jurídica





No vídeo abaixo, você confere um passo a passo de
como realizar a destinação de parte do Imposto de Renda
para ajudar a transformar vidas!