Notícias

8 de outubro de 2015

Eventos|Notícias|Sustentabilidade

Futurarte participa do Sustentar 2015 na Fundação Dom Cabral

A Cooperativa de Artesanato Futurarte, apoiada pela Instituição Social Ramacrisna, irá participar do Sustentar 2015 – 8º Fórum Internacional pelo Desenvolvimento Sustentável, com o tema “Oportunidades: Inovações e Soluções Sustentáveis” que acontecerá no dia 15 de outubro, na Fundação Dom Cabral (FDC). Paralelo ao Fórum, acontecerá a Feira de Tecnologias, Produtos e Serviços de Responsabilidade Socioambiental, aberta ao público, onde os participantes poderão visitar o stand, conhecer e adquirir os produtos produzidos pela Cooperativa a partir da reutilização de matérias primas como jornais, banners, saco de cimento, retalhos de tecido, entre outros. São produtos de moda, como bolsas, acessórios e carteiras; decoração, como sousplats e mandalas; e ainda brindes sustentáveis personalizados.

Além da participação na feira, com a exposição e vendas dos seus produtos, a Futurarte receberá ainda a premiação no 3º Ranking de Produtos, Serviços e Tecnologias Sustentáveis 2015, como ONG Destaque. O objetivo da premiação é difundir técnicas que tenham potencial de replicabilidade, além de instigar inovação, economia de recursos naturais, reciclagem, educação do consumidor, entre outros benefícios. De acordo com a coordenadora do Instituto Sustentar, Jussara Utsch, a elaboração do ranking envolve critérios como utilização racional de recursos naturais e de matérias-primas e insumos verdes, métodos de produção sustentável, inovação, criatividade, dentre outros. “O ranking colabora para que as empresas possam ter uma ferramenta de benchmarking para poderem buscar modelos sustentáveis para seus produtos e serviços. Além disso, ele reforça a questão da produção e do consumo sustentável na sociedade”, afirma.

Para Solange Bottaro, vice-presidente da Ramacrisna, a premiação é motivo de orgulho “A Ramacrisna se orgulha da trajetória desenvolvida por esse grupo de mulheres fortes, determinadas e muito criativas, que souberam aproveitar a oportunidade de criar seu espaço e que agora são merecidamente recompensadas por seu talento”.

140916_Ramacrisna_01062

Sobre a Futurarte

A Cooperativa Futurarte foi criada em julho de 2004 pela Instituição Social Ramacrisna, com patrocínio da Petrobras. Tem como objetivo gerar trabalho e renda para mulheres da zona rural de Betim a partir da produção e comercialização de produtos artesanais sustentáveis. A produção prioriza o reaproveitamento de materiais como: jornais, sacos de cimento, banners e retalhos de tecidos, e surpreende pela qualidade e design das peças. Em junho de 2007, uma de suas bolsas foi premiada no concurso de design FORM 2007, da Feira TendenceLifestyle, na categoria “Solução Inovadora”, realizada em Frankfurt, na Alemanha. A peça foi escolhida entre 117 concorrentes de 16 países. Em 2008, a Futurarte recebeu o Selo de Qualidade IQS (Instituto Qualidade Sustentável), e, em 2009, 2011 e 2012 foi selecionada pelo SEBRAE para o Prêmio Sebrae Top 100, juntamente com as cem melhores unidades produtivas de artesanato do país. Em 2012, criou e confeccionou chapéus em papel jornal para o desfile de abertura do Minas Trend Preview Primavera Verão 2013. A crítica considerou as peças como esculturas e obras de arte. Em 2013, através do investimento do Banco do Brasil e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), foi possível a construção de sua sede própria, que tem como madrinha, a atriz e apresentadora, Elke Maravilha.

compartilhar:

Receba nossas notícias