Notícias

7 de junho de 2017

Arte e Cultura|Eventos|Notícias

Embaixada dos EUA traz programa ‘Jazz & Democracia’ a Minas Gerais

Projeto multidisciplinar ensina a crianças sobre os valores democráticos por meio da música americana

Belo Horizonte, 05 de junho de 2017 – Patrocinado pelo Escritório Diplomático dos Estados Unidos em Belo Horizonte, o americano Wesley J. Watkins, Ph.D. em Ensino Musical, visitará Juiz de Fora, Betim e Belo Horizonte nesta semana com sua oficina “Jazz & Democracia.” O Dr. Wes, como é conhecido, fundou um currículo integrado à música que usa o jazz como metáfora para trazer a democracia americana à vida e  enriquecer o estudo e o ensino da história, governo, civismo e cultura dos Estados Unidos. Ele inspira jovens a se tornarem colaboradores ativos e positivos em suas comunidades. Em Minas Gerais, ele fará oficinas com jovens do Ensino Médio, em parceria com instituições e músicos locais.

Tanto na democracia como no jazz, ensina o Dr. Watkins, cada um fala com uma voz diferente, é preciso saber ouvir, não existe um roteiro pré-determinado, e todo mundo deve participar, dentre outras analogias.

O Dr. Wes conduziu pesquisas para sua tese de graduação na Universidade de Oxford, onde se engajou e aprendeu com educadores musicais em escolas dos ensinos fundamental e médio. Após o doutorado, aplicou seu conhecimento como consultor independente de educação em artes na região da Baía de São Francisco (Califórnia), trabalhando nos níveis distrital, escolar e em sala de aula. Ele depois trabalhou por três anos em ONGs dedicadas à reforma do ensino, onde atuou no desenvolvimento profissional de professores, técnicos de instrução e administradores.

A visita do Dr. Wesley Watkins é mais uma de muitas iniciativas e programas da Missão Diplomática dos EUA no Brasil neste ano que buscam promover o diálogo e o entendimento mútuo entre brasileiros e americanos.

Juiz de Fora
Oficina “Jazz & Democracia”  com alunos bolsistas de inglês da ACBEU-JF
Quando: 07 de junho, quarta-feira

Betim
Oficina “Jazz & Democracia”  com alunos bolsistas de inglês do Instituto Ramacrisna
Quando: 08 de junho, quinta-feira

Belo Horizonte
Oficina “Jazz & Democracia” com alunos do Parlamento Jovem de Minas
com participação do músico de jazz Toninho Horta
Quando: 09 de junho, sexta-feira

compartilhar:

Receba nossas notícias